Terceiro Ano

Folclore no Sítio

Aproveitando que agosto é o mês do folclore e que no sítio existem muitos personagens folclóricos abordamos o assunto e o Pedrinho desafiou os alunos com algumas charadas  Os alunos gostaram da ideia e retribuíram. Veja alguns trabalhos:













Máscaras FN 31 e 33



Visconde ajudando na tabuada.




Estudando os répteis...

Como finalização do grupo dos répteis confeccionamos, utilizando materiais reciclados, o boneco da Cuca... Os alunos adoraram











Essa semana como a chuva estava intensa e os alunos acabam faltando mais demos uma adaptada no desenvolvimento do projeto. Ao invés de estudar um personagem, os alunos foram desafiados a escrever uma aventura com o pessoal do sítio. Meu objetivo maior era analisar qual o nível de conhecimento do assunto. A Riane Catarina se superou, escreveu um texto muito criativo e resolvi publicá-lo. Ele tem alguns erros, principalmente de estruturação, mas a criatividade, que é um dos maiores problemas de quem tem que escrever um texto. com certeza foi muito grande. abaixo o texto na integra, junto com a foto da autora.







Esse tema de Monteiro Lobato está muito especial.... Um dos motivos é a riqueza do tema proposto. Nossos alunos tem se encantando com as histórias que nós mais antigos conhecemos tanto da nossa infância. Essa semana nosso personagem foi o Saci, e como vimos num episódio antigo que o saci anda nos redemoinhos e que para pegá-lo é necessário colocar numa garrafa, reproduzimos a história..... O resultado está aí...




















O terceiro ano fecha um ciclo que completa a fase inicial da alfabetização. Nessa série os alunos aprimoram a leitura e aprofundam seus conhecimentos de interpretação. Nesse sentido é fundamental proporcionar aos educandos leituras significativas e ricas, que possam prender a atenção dos alunos e motivá-los para produções escritas e orais. O projeto "Viajando com Lobato" oferece muitas opções, pois esse tema é muito repleto de detalhes e aventuras e possui uma variedade muito grande de histórias.
Como nossos alunos não vivenciaram as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo, o passo inicial é explorar a história dos personagens e depois conhecer suas aventuras.

Ações:

Proporcionar aos alunos materiais escritos sobre os sítio para eles conhecerem os personagens e suas aventuras;
Fazer jogos que os educando possam conhecer e identificar cada personagem;
Conhecer a história de cada personagem;
Produzir desenhos e textos sobre o sítio do picapau amarelo.

NOSSA TURMA 32
alguns alunos faltando...

Gibis para conhecer personagens e aventuras

Jogo de memória dos personagens do Sítio

Utilizando desenhos dos alunos para jogos de unidade e dezena

05/06/2013

FANTOCHES DO VISCONDE

Depois  da HORA DO CONTO com a história do nascimento do Visconde, houve interpretação oral e escrita do assunto, e confecção de fantoches na sala de aula.














Brincando com as personagens do Sítio do Picapau Amarelo


Confecção de marca páginas e desenhos de personagens-Turmas:31 e 33.
Sessão de cinema-Turmas:31,32 e 33.







Mais fotos ...










Nenhum comentário:

Postar um comentário